13 de dez. de 2008

GE 140- última aula de 2008

Segue Foto "Oficial" de nossa confraternização

Abraço a todos
"Eu sei que vcs sentirão falta desta sexta-feira..."
Bom natal, boas festas e um ótimo recesso a todos.

Prof. Daniel

TODAS


Caros Alunos,

Logo estarei postando os calendários bem como datas de início e término dos recessos.

Turma 40 -livro empreend

Turma 40

Olá Turma,

O livro de empreendedorismo de vcs já chegou. Caso queiram pegá-lo ainda este ano, estarei na quinta-feira 18.12 as 21hs para entregá-lo.

Prof. Daniel

5 de dez. de 2008

todas-Importantíssimo 2- rematrícula


Importantíssimo 2
Qdo for feita a rematrícula, os alunos que por ventura não estiverem na listagem passada pelo professor. Devem imediatamente entrar em contato com o IESDE pelo telefone 0800 que é disponibilizado.
Esse "imediatamente", exageros a parte, deve-se ao fato e que o aluno tem somente12 dias para regularizar a possível pendência, seja financeira, documental etc. Se assim não fizer, automaticamente está EXCLUÍDO DA TURMA. Poderá entrar em outra turma. Todavia nosso pólo não está abrindo outras turmas, de modo que caso isso ocorra, o aluno para continuar a estudar deverá procurar outro pólo.
Percebam a seriedade do assunto. E façam o papel de vcs.
Ocorendo a exclusão a situação é irreversível.
Quaisquer dúvidas relativas ao assunto em tela, esterei - como sempre- a disposição.
prof. Daniel

TODAS-PENDÊNCIA DE PROVAS

IMPORTANTÍSSIMO 1

Alunos que estão de recuperação, Alunos que devem fazer segunda chamada, ou que estejam com outras pendências como trabalhos etc. estejam sempre entrando em contato com o tutor para que não percam os prazos dessas provas.

A segunda chamada por exemplo é o aluno quem solicita no portal ucb.suportealuno.com.br. Como já é sabido, somente reforço, deve ser trazido atestado médico ou o comprovante que demontre impossibilidade, seja por serviço etc. a fim de ser analisado pela coordenação e tutor. Todavia, o aluno após solicitar (no portal do aluno) DEVE AVISAR O TUTOR para que ele entre no portal do tutor e imprima a prova enviada pelo Iesde.

A A4 que é a recuperação, aí sim é que o aluno tem que estar sempre atento pois, não pode solicitar no portal diretamente como faz com a A2, deve solicitar ao tutor para que ele tome as devidas providências. E confirmar posteriormente se ele já solicitou, se está tudo ok.

Estou sempre observando as pendências das turmas. Entretanto pode ser que não visualize em algum momento que um aluno está de recuperação por exemplo.

Daí que É DEVER DO ALUNO ESTAR SEMPRE ATENTO, FAZER AS DEVIDAS SOLICITAÇÕES QUE LHE SÃO PERTINENTES CONFORME AS ORIENTAÇÃOES ACIMA ELENCADAS.

Prof. Daniel

4 de dez. de 2008

SAC- fique por dentro


Serviço de atendimento ao
consumidor tem nova lei


Desde 01.12.208, as empresas que oferecem serviços públicos regulados por
agências federais terão de se adequar às novas regras para os Serviços de
Atendimento ao Consumidor (SAC).



Conheça as principais regras:

a empresa deve garantir, no primeiro menu eletrônico e em todas suas
subdivisões, o contato direto com o
atendente;


sempre que oferecer menu eletrônico,
as opções de reclamações e de
cancelamento têm que estar entre as
primeiras alternativas;


no caso de reclamação e cancelamento,
fica proibida a transferência de ligação.


Todos os atendentes deverão ter
atribuição para executar essas funções;


as reclamações terão que ser resolvidas
em até cinco dias úteis. O consumidor
será informado sobre a resolução de sua
demanda;


o pedido de cancelamento de um
serviço será imediato;


deve ser oferecido ao consumidor um
único número de telefone para acesso
ao atendimento;


fica proibido, durante o atendimento,
exigir a repetição da demanda ao
consumidor;


ao selecionar a opção falar com o
atendente, o consumidor não poderá ter
sua ligação finalizada sem que o contato
seja concluído;


todas as ligações serão gravadas e
devem ficar disponíveis para o cliente
por 3 meses.


Como denunciar:

Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em caso de desrespeitoàs regras, o consumidor pode denunciar a empresa aos Ministérios Públicos, às unidadesdo Procon e Defensorias Públicas. As empresas que violarem as regras estarão sujeitas amultas previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que vão de de R$ 200 a R$3 milhões.

Fonte: G1 e UOL

Dica da Aluna Karla da turma 40.
Parabéns pelo interesse Karla!!!!!

Prof. Daniel

Continental quebra nova regra SAC


Empresas questionam regras para Call center

A empresa aérea Continental Airlines obteve ontem na Justiça o primeiro mandado de segurança que desobriga uma empresa de cumprir as novas regras para os serviços de atendimento ao cliente (SACs).

A liminar foi concedida um dia depois da entrada em vigor das novas regras, conforme estabelecido no decreto 6.523/08.

A Continental é apenas a primeira companhia a obter a liminar, que, no caso, impede a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de aplicar sanções administrativas pelo não cumprimento do decreto. A American Airlines já entrou com uma ação similar e está sendo seguida pelas demais companhias aéreas estrangeiras que voam para o Brasil.

Em sua decisão, a juíza federal Silvia Figueiredo Marques, da 26ª Vara Cível Federal de São Paulo, acolheu em parte a tese do escritório Felsberg & Associados, e considerou que o decreto fere o princípio da "razoabilidade", "ao menos para casos como o da impetrante".

Para a juíza, não é razoável que uma companhia que possui um número reduzido de vôo para o País e recebe, em média, uma reclamação por dia, mantenha uma estrutura de atendimento funcionando 24 horas por dia, 7 dias da semana. "Essa regra deveria valer apenas para determinados tipos de serviços, não para todos", escreve a juíza em sua decisão.

A Continental tampouco será obrigada a manter um menu eletrônico com opções, uma vez que o atendimento é feito por um funcionário. A Continental também ficou desobrigada de solucionar a reclamação do consumidor em cinco dias. A juíza acatou o argumento da companhia de que problemas como extravio de bagagem podem demandar mais tempo.
No entanto, a juíza recusou a demanda da companhia aérea de não cumprir com a determinação de registrar e gravar as ligações dos consumidores.

Para o advogado Guilherme Lopes do Amaral, do escritório Felsberg & Associados, a decisão liminar "abre um precedente para que outras companhias, de outros setores, discutam o quanto o decreto é adequado para as suas operações". "A decisão não significa que o decreto não deve ser cumprido, mas que ele não é adequado a todos os tipos de atividade", afirma Amaral. "Se não for razoável, a empresa não tem de cumprir o decreto."

O escritório de advocacia já foi procurado por uma empresa de seguro de saúde, que também entende que as regras estabelecidas pelo decreto não seriam compatíveis com seu porte. Procurada, a Anac afirmou ainda não ter sido notificada. Uma reunião das companhias aéreas com a agência para tratar do assunto será realizada amanhã em Brasília.
Em nota, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - que reúne órgãos federais e estaduais - diz lamentar "a postura da Continental Airlines de descaso e desrespeito em relação aos consumidores brasileiros. Embora a decisão judicial tenha afastado a aplicação de sanção de poucos dispositivos específicos do decreto pela Anac, a juíza reconheceu a legalidade do decreto e corroborou pontos importantes para a proteção dos consumidores".

O assessor jurídico do Instituto de Defesa do Consumidor, Marcos Diegues, diz que é normal haver liminares desse tipo no início de uma nova regulamentação. "Há um período de acomodação para toda nova regra que entra em vigor", diz.

Fonte:Estado de S.Paulo.

Prof. Daniel

Novos Formatos de Cursos da Federais

Novos Formatos de Cursos da Federais

As universidades federais brasileiras começam a se aproximar das necessidades práticas dos seus alunos. As mudanças apresentadas ao Ministério da Educação por 26 das 53 instituições federais de ensino superior (Ifes) alteram não apenas o formato pedagógico dos cursos como também criam graduações mais curtas, o que permite que os alunos trabalhem antes mesmo de terminar a faculdade.

As Ifes aproveitaram o Reuni - a proposta de expansão das universidades aprovada pelo governo federal - para mudar a estrutura pedagógica de vários cursos novos. Elas estão adotando ciclos básicos, graduações mais curtas e até mesmo duas formações diferentes dentro do mesmo curso.

As alterações foram aceitas pelo MEC e, de certa forma, retomam questões propostas na reforma universitária, que foi apresentada em 2004 pelo governo e esquecida no Congresso. A ampliação de graduações permite aos alunos trabalharem, hoje um dos maiores problemas das universidades federais, com poucas vagas noturnas e vários cursos que ocupam o dia inteiro.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Prof. Daniel

2 de dez. de 2008

TODAS- Feriados 2009

Obs:De vermelho os feriados da quinta e lilás os feriados da sexta, não haverá nenhum feriado para turma de quarta em 2009.

Feriados 2009 - Brasil

01/01/2009 Quinta-feira Confraternização Universal
24/02/2009 Segunda-feira Carnaval
25/02/2009 Segunda-feira Carnaval
10/04/2009 Sexta-feira Paixão de Cristo
21/04/2009 Terça-feira Tiradentes
01/05/2009 Sexta-feira Dia do Trabalho
11/06/2009 Quinta-feira Corpus Christi
09/07/2009 Quinta-feira Revolução Constitucionalista
07/09/2009 Segunda-feira Independência do Brasil
12/10/2009 Segunda-feira Padroeira do Brasil
02/11/2009 Segunda-feira Finados
15/11/2009 Domingo Proclamação da República
20/11/2009 Sexta-feira Consciência Negra
25/12/2009 Sexta-feira Natal

Ao todo serão: 8 Feriados na Seg/Sex
5 Feriados na Ter/Qui

Total: 13 Feriados (em dias úteis)

dica da Aluna Angela- turma 87
Parabéns Angela, já vi que de feriado vc entende!!!!
abração!!! Não leve a mal não!!!

Prof. Daniel