25 de nov. de 2008

CARTA ABERTA

Segue questionamento de um aluno de nosso pólo, que versa sobre assuntos que interessam a todos nós:

"MEC manda desativar mais de 1,3 mil cursos à distância"

Bom dia , Vi essa reportagem no site do correioweb, e gostaria de obter uma informação a respeito de providências que estão sendo tomadas (caso a reportagem seja verdadeira)?!Os cursos de graduação à distância estão na mira do Ministério da Educação. O órgão já mandou desativar 1.337 pólos de ensino desta modalidade por problemas relativos à formação do tutores, falta de laboratórios e bibliotecas precárias. Esses cursos são administrados pelas seguintes instituições: Universidade Norte do Paraná, Faculdade Educacional da Lapa (Fael), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Centro Universitário Leonardo da Vinci (Unisaelvi). Outros oito cursos à distância, do total de 109 existentes no país, estão sob supervisão do MEC. Essas instituições deverão assinar um termo de compromisso no qual assumem resolver as deficiências encontradas; caso contrário, elas também poderão ser descredenciadas. São elas: Universidade Luterana do Brasil, Faculdade de Tecnologia e Ciências, Universidade Castelo Branco e Universidade Cidade de São Paulo. Link - http://www.dzai.com.br/correioweb2/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=15727




Caro aluno,

No que tange a reportagem, fiz uma pesquisa nos site do mec, nada encontrei, todavia o fato de ter sido postada a matéria por um jornal de grande circulação de nossa capital requer certamente algum crédito.

De toda forma, a reportagem não indica a priori situação que venha a desabonar nosso pólo.
O Mec está fazendo um de seus papéis, que é supervisionar as instituíções de ensino.
Para que você tenha conhecimento, faculdades particulares de renome do DF recebem visitas do mec sem data marcada.
Faculdades para se transformarem em centro universitário tem de ter um espaço físico tal uma qtde tal de acervo na biblioteca, além de outros fatores como atividades de pesquisa.

Centro Universitário de bastante solidez no nordeste e aqui em brasília a não muito tempo estava passando por momentos difíceis.

Nosso pólo até então, apesar de ter pouco tempo no mercado, é considerado como um dos melhores do país.
As exigências estão sendo cumpridas pouco a pouco. Antes de vcs entrarem as salas não eram pintadas, as cadeiras não eram alcochoadas, as televisões não eram de LCD etc.

Acrescente-se que qualquer instituíção está passível de ser descredenciada.

No que diz respeito a formação dos tutores, todos são pós graduados, sendo que a exigência é apenas a graduação.

O ensino a distância ainda está engatinhando. E precisa ser fiscalizado, para que os verdadeiros destinatários do serviço, não sejam prejudicados.

Continue acompanhando as reportagens e estejam atentos as novidades. Sejem críticos porém o bastante para não fazerem análises somente as avessas focando somente o caos.


Abraço,

Daniel C. Vale
Prof. Administração