13 de abr. de 2010

Todas- Orientações

Caros alunos,

Com o auxílio da aluna Ana Paula da turma 140 de Processos Gerenciais repasso aos senhores(as) o email enviado no 2º semestre de 2009 e que contem informações importantes para o desenrolar dos cursos.

obs: Em relação ao TCD estou ainda coletando informações.

Abraço a todos,

Prof. Daniel

Segue email:

Centro de Educação a Distância – CEAD


Prezados Alunos,
Toda equipe CEAD da Universidade Castelo Branco (UCB) deseja que vocês possam, por meio de nossos cursos, vivenciar novos e melhores tempos. Estudar neste gênero¹ de educação é aceitar uma nova proposta de formação em que vocês são figuras absolutamente imprescindíveis para que o sucesso ocorra. Assim, lembrem-se de que seu curso de nível superior não é presencial; logo, há procedimentos, ações, interações muito diferentes daquelas vividas nos cursos presenciais.
Nesta direção, no site da UCB (http://www.castelobranco.br/), no menu superior (“acesso aos alunos”), você deve fazer o login (inserindo sua matrícula), criar sua senha e utilizar todas as ferramentas de nosso portal ( AVA -WEBCAF), inclusive os Núcleos Temáticos de Tutoria (NTT) em que vocês terão contato direto com os tutores das disciplinas em que estão matriculados para esclarecimentos de dúvidas de conteúdo.
Vale ressaltar que quaisquer dificuldades de utilização das ferramentas do AVA devem ser direcionadas aos coordenadores de seus respectivos pólos que encarregar-se-ão de dirimi-las.
Aproveitamos para esclarecer que estamos fazendo algumas reformulações no processo e nos critérios de avaliação, em atendimento as recomendações da Secretaria de Educação a Distância do MEC (SEED/MEC). Estas novas recomendações, para a oferta de cursos na modalidade a distância, tornaram imperiosas algumas modificações de vulto, nos procedimentos acadêmicos adotados pela UCB, das quais destacam-se:
A introdução de provas discursivas que possibilitem uma avaliação mais acurada do desempenho dos estudantes e mais próxima dos preceitos previstos nos Referenciais de Qualidade da SEED;
Novo critério de avaliação: A1 (prova objetiva); A2 (prova discursiva); A3 (substitutiva) e TCD (trabalho de conclusão de disciplina), conforme Resolução 058/2009 anexada.
Em face das modificações introduzidas e relatadas acima, foram identificadas três possíveis situações:
Alunos que, em 19/10/2009, encontravam-se matriculados em módulos em que já tenha ocorrido a Prova A2, deverão continuar a ser avaliados em conformidade com as normas anteriores, passando a seguir a resolução 058/2009, apenas no momento do início do próximo módulo;
Alunos que, em 19.10.2009, encontravam-se matriculados em módulos em que já tenha ocorrido a Prova A1 e não tenha ocorrido a Prova A2, deverão ser avaliados pela Resolução 058/2009, como descrito no item 1;
Alunos que, em 19/10.2009, iniciaram um módulo em que ainda não ocorreram quaisquer provas, deverão ser avaliados pela Resolução 058/2009, como descrito no item 1.
Conforme Art 8º, da Resolução 058/2009, a média do estudante será calculada da seguinte forma:

4 x A1 + 4 x A2 + 2 x TCDM /10

Vale ressaltar que estas informações são objetivas e não pretendem esgotar todos detalhes das mudanças, que brevemente serão repassadas a cada um, via coordenação de pólo, conforme orientações da UCB.
Enfim, agradecemos a confiança depositada em nossa Universidade e reafirmamos que nosso trabalho fundamenta-se no esforço de formá-los com qualidade.