2 de abr. de 2008

Movimento de Autoria e Paráfrase


UCB Administração turma 40

Como surgiram muitas dúvidas sobre o trabalho, repasso algumas informações para que se clareie o entendimento.
Questão: Discorra sobre o movimento de autoria e paráfrase estabelecendo relação entre as duas.
Paráfrase e movimento de autoria estão bastante ligados.

Segundo um ensaio da pedagoga Rosemary Pereira Pedroso intitulado "Os sentidos do aprender na alfabetização de jovens e adultos", retirei trechos interessantes que possam vir a clarear ainda mais seu estudo. Diz ela : "Foi assim que desenvolvi atividades em sala de aula, investindo no desenvolvimento do gosto pela leitura, em que a discussão de assuntos do cotidiano, a produção textual eram categorias presentes e as mais diversificadas possí­veis. Frequentemente vamos a biblioteca uma vez na semana, todos buscávamos ler um livro, o qual era reservado para continuidade da leitura na próxima semana. Em todos os encontros discutí­amos sobre nossas leituras, sobre a importâ¢ncia das mesmas, das múltiplas visões de mundo que poderí­amos construir a partir dessas, ou seja, de ampliarmos nossos conhecimentos e saber expô´-los e discuti-los, construindo opiniões próprias. Líamos também em sala de aula reportagens de jornais e desenvolví­amos diversas atividades quanto a interpretação das mesmas. O objetivo especifico desse trabalho era desenvolver a compreensão efetiva do ato de ler, tentando despertar o interesse e o gosto pela leitura - leitura prazer - em alunos jovens e adultos, fazendo uso constante desta em sala de aula e na biblioteca da escola quando possí­vel, buscando ainda através dessas atividades que os alunos tornassem-se autores/produtores de textos. Buscava, ao desenvolver estas atividades, o parar de ler para memorizar normas gramaticais e, a passos largos, começar a ler para enxergar melhor o mundo, ou seja, começar a ler para compreender esta nossa sociedade e para nos compreendermos criticamente dentro dela, descobrindo ainda os porquês dos diferentes aspectos da vida. Isto é, ir desautomatizando, ir desrotinizando os protocolos conservadores que regem a leitura em todos os graus de ensino deste país. (Silva, 1995)"

...

"É na interação em sala de aula que professores e alunos constroem conhecimento,
é desta relação, em que ambos aprendem e discutem os significados de desvelar a realidade (sair do senso comum), nas suas dimensões histórica, social, econômica e cultural, que se dá a produção textual, tanto oral, como escrita. Cada um dizendo a sua palavra, e não impondo, produzindo o seu discurso, que também está imbricado de outros discursos socialmente construí­dos. Portanto, acredito que o contexto escolar deva ter por função primordial proporcionar situações em que os alunos se explicitem como autores, incentivando e desenvolvendo a produção de texto oral e escrita, fazendo com que os alunos se autorizem a dizer a sua palavra, articulando, assim, o linguístico, com seu pensar social e histórico "

O texto acima trata , de como é importante criarmos nossos textos....

Percebam que eu falei quem era a autora, fazendo a citação ipsis literis (ao pé da letra) , ou seja, mantive o texto da autora por igual, o que é importante, pois o texto não foi escrito por mim . Poderia ter parafraseado, que como já estudamos é dizer com outras palavras o que no caso, ela disse. Agindo assim, estaria em conformidade com o movimento de autoria, que no fundo significa respeitar a autoria alheia, não se apropriar como criação sua, algo que por ti não foi confeccionado. Fazendo a citação literal ou parafraseando estamos em conformidade com o movimento de autoria; Percebam que nos dois casos a fonte é indicada.

Quando parafraseamos, estamos de acordo com o movimento de autoria, concordam? pois falamos de um jeito diferente, mas dizemos que foi outra pessoa que disse aquilo e não nós.

OK?
Não precisam se abranger muito na pesquisa, sugiro que leiam a pág 22 de nosso livro leitura e produção de textos somado as anotações do ví­deo.
Espero ter auxiliado.

Bons estudos

Professor Daniel