24 de out. de 2009

ENADE 2009

Esse professr de vcs... passa tudo mastigado hein?

Acrescento outras informações importantes após pesquisa sobre o ENADE

O que é o ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O ENADE é obrigatório?
Sim. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Quem deve fazer o ENADE?
Os alunos ingressantes (que tenham concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso) e os alunos concluintes (que tenham concluído mais de 80 % da carga horária mínima do currículo do curso)

Qual a situação do estudante selecionado que não realizar a prova?
O estudante selecionado que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).

Como o estudante selecionado, que não realizar a prova, poderá regularizar sua situação junto ao Enade?
O estudante selecionado, que não realizar a prova, deverá aguardar nova edição do Enade para o próprio curso para participar da prova. O Enade é realizado com periodicidade trienal.

Quando e como serão divulgados os locais de prova?
Até o dia 26 de outubro de 2009, a lista dos locais de prova do Enade 2009 estará disponível na página do Inep http://www.inep.gov.br. Serão enviados aos estudantes selecionados o Cartão de Informação do Estudante com as informações necessárias, inclusive do seu local de prova, e, ainda, o questionário socioeconômico a ser entregue no dia da prova.

Observações: O estudante que não receber o Cartão de Informação do Estudante deverá informar-se sobre o local de prova: 1º) junto ao coordenador do seu curso; 2º) na página do Inep: http://www.inep.gov.br; ou 3º) no programa Fala Brasil - telefone 0800-616161

Quando será a prova do ENADE?
A prova será realizada no dia 08/11, às 13 h (horário de Brasília).


Prof. Daniel Lagash