04/05/2008

Tirando Dúvidas- Lauda?


Surgiu o questionamento sobre lauda em uma de minhas aulas. Não encontrei a norma regulamentadora no site da ABNT, todavia numa breve pesquisa repasso algumas especificidades dessa terminologia.

Lauda é parte de um documento, análoga a uma página. Convenciona-se em datilografia e trabalhos de tradução que a lauda possui aproximadamente 300 palavras e de 1000 a 1500 caracteres de texto. Também nos Tribunais se utilizam Laudas na consulta dos processos que se encontram nas respectivas secretarias.

Na verdade, a lauda nasceu no jornal: uma lauda corresponde exatamente a uma coluna impressa no jornal. Era utilíssima quando o linotipista compunha as pranchas para imprimir o jornal.
Mais tarde, as editoras de livros começaram a utilizar a "lauda" na redação e composição de textos porque a lauda equivalia exatamente a uma página de texto impresso nos livros.Com o fim do linotipista e o advento do computador, muitos dos termos utilizados ficaram obsoletos.Enfim, a lauda de jornal e editora (papel "tamanho ofício") tem tradicionalmente, de 30 a 32 linhas com até 72 caracteres (um "caractere" - termo usado em computação e legendagem de filmes, além das áreas de que estamos tratando - é qualquer letra, símbolo ou espaço digitado).

Tipos de laudaTradução literária: 30 linhas com até 70 toques (ou caracteres)30 linhas x 70 toques (ou caracteres) = 2.100 toques (ou caracteres)
Tradução juramentada: lauda padronizada25 linhas x 50 toques (ou caracteres) = 1.250 toques (ou caracteres)
Cobrança por toques (ou caracteres)Com o computador, ficou mais fácil cobrar o serviço de tradução por "caracteres", contados com ou sem espaço, já que o computador calcula isto automaticamente.
Para ver quantos caracteres tem o textoPara quem utiliza Microsoft Word:1. Clicar em Ferramentas, na Barra de Ferramentas, com o botão da esquerda do mouse.2. Quando cair uma caixa de diálogo, clicar em Contar palavras...3. Cairá uma caixa de diálogo com a resposta.
Cobrança por palavraCom o auxílio do computador, ficou mais fácil, também, cobrar as traduções por palavra, pois o computador também faz este cálculo automaticamente.
Para ver quantas palavras tem o texto:
Para quem utiliza Microsoft Word:1. Clicar em Ferramentas, na Barra de Ferramentas, com o botão da esquerda do mouse.2. Quando cair uma caixa de diálogo, clicar em Contar palavras...3. Cairá uma caixa de diálogo com a resposta
.


A lauda deverá ser numerada e ter um máximo de 30 (trinta) linhas e de 60 (sessenta) toques

Uma lauda oficial corresponde exatamente a uma página formatada pelas normas da ABNT (corresponde a aproximadamente de 1.800 toques ou 60 toques X 30 linhas).
O próprio word faz a contagem dos toques, que inclui os espaços.
Se precisar apenas da lauda sem ser a oficial, basta digitar em uma página com 25 a 30 linhas.

Fonte(s):Wikipédia, Sindicato Nacional dos Tradutores,
Revista da Faculdade de Ciências Odontológicas Marília/SP, ano 2 , n°2, 1999 ISSN 1516-5639 e conversa de botiquim respectivamente.

Prof. Daniel